CONE-VÔLEI
# Cada crianças fica com um cone na mão
# Separe 2 times, um de cada lado da quadra
# Será usada uma bola de handball para jogar
# Os jogadores deverão usar o cone para passar a bola um para o outro
# Serão 3 toques como no vôlei normal
# Poderá ser usada uma rede de vôlei ou um barbante
Obs: No caso do barbante, 2 crianças segurarão o mesmo
em cada ponta.
Variação do barbante: as crianças poderão andar com o
barbante, sendo assim, a "rede" será móvel e os jogadores terão que
acompanhar o movimento do barbante.
Regra: Não utilizar mãos, somente o cone
HANDBALL DE CONE
Idem ao anterior, também utilizando o cone para passar a bola um para o
outro e para executar o gol.
Regra: Não utilizar mãos, somente o cone
BAQUETE-CONE
Idem aos anteriore, só que aqui os alunos passarão a bola um para o
outro igual ao Handball e tentarão finalizar a cesta jovando a bola que está no
cone.
Regra: Não utilizar mãos, somente o cone
BOLICHE-CONE
# Divida a quadra em 2
# Monte 2 times e coloque cada um em seu lado da quadra
# No lado oposto de onde estão os alunos deverá ter 8 cones dispostos em triângulo ou em fileira
# De um em um, cada aluno deverá rolar uma bola de tênis tentando derrubar os cones.
Variação 01: Colocar um barbante amarrado a 2 garrafas de refrigerante com água onde os alunos terão que, de 2 em 2 e de mãos dadas pular o mesmo antes de jogar as bolinhas nos cones, sem soltar as mãos.
Variação 02: Idem a variação 01, só que sozinho
Variação 03: Girar em torno de sí mesmo 3x antes de rolar a bola aos cones
ACERTE O CONE
Os alunos ficarão em roda, cada um com um cone na mão
Um aluno ficará no meio da roda com uma bola e um cone na mão
O aluno que está no meio jogará a bola ao alto e gritarão por um nome de algum outro aluno, o aluno que foi gritado deverá rapidamente pegar a bola enquanto que os outros correm até a área delimitada pelo professor e quando ele pegar a bola, deverá gritar: PAROU e todos param onde estão e colocam seus cones no chão.
O aluno que pegou a bola escolherá qualquer aluno para tentar derrubar o cone, se conseguir, esta pessoa que teve seu cone derrubado irá para o meio e lançará a bola.
Variação 01: Enumerar os alunos e gritar um número
Variação 02: Dar nomes de frutas para cada aluno
Variação 03: Dar nomes de estados Brasileiros para cada aluno
Variação 04: Dar nomes de Países para os alunos
Você poderá usar a Criatividade aqui, um exemplo seria, dar números para cada aluno e, quem estiver com a bola poderá dar uma conta matemática e o resultado será o número de um dos alunos. Ex: 2+2=4.
Variação 05: Tentar derrubar a bola executando um passe de futebol
Variação 06: Ir até o cone escolhido e, o dono do cone tentará proteger seu cone sem tocar o mesmo. Usar futebol: fintas, dribles etc... para proteger e para derrubar
sexta-feira, 15 de julho de 2011
BRINCADEIRAS ANTIGAS
RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS
PASSA
ANEL: Em roda. Os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com
um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro
das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em
suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se
“fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
b______ r ______i ______ n ______c
______a ______r
PIÃO: um pião de madeira enrolado
num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande
diversão é observar o pião rodando.
b______ r ______i ______ n ______c
______a ______r
PULAR
CORDA: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a
execução da brincadeira os batedores vão cantando “um homem bateu na minha
porta, e eu abri. Senhoras e Senhores põe a mão no chão; senhoras e senhores
pulem com um pé só; senhoras e senhores dêm uma rodadinha e vai pro olho da
rua" (Durante a música, a pessoa que está pulando deve fazer o que a
música pede). Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.
b______ r ______i ______ n ______c
______a ______r
AMARELINHA: risca-se a amarelinha no chão,
de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se com
um pé só, dentro de cada quadrado.
1ª etapa - O primeiro jogador, joga a
pedra naprimeira casa (1) e com um pé só pula esta pisando no 2, depois no 3 e
4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois no céu ( 6 e 7) com os
dois pés ao mesmo tempo. Vira e
volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2. Pula no nº 1 com um pé só, salta o 2 e assim por diante. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.
volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2. Pula no nº 1 com um pé só, salta o 2 e assim por diante. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.
2ª etapa - Chutinho - Joga-se a pedra
perto,
antes da amarelinha. Começa a chutar sem tocar nos riscos, se errar é a vez de outra criança.
antes da amarelinha. Começa a chutar sem tocar nos riscos, se errar é a vez de outra criança.
3ª etapa - Joga-se sem pedra com os
olhos vendados, então diz: pisei? E as outras crianças respondem não. Se pisar
e disserem sim é a vez de outra.
4ª etapa - De costas, joga a pedra por trás de si, sem ver ainda onde parou. Onde a pedra cair exclui-se marcando um x com giz. Vira e começa a pular igual à primeira etapa, porém na casa excluída pode-se pisar com os dois pés.
b______ r ______i ______ n ______c
______a ______r
ESCRAVOS
DE JÓ: dois
participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe,
deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma
pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música.
b______ r ______i ______ n ______c
______a ______r
BOLA DE GUDE: essa
brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do
papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma
bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.
BOX
Preparando o
jogo...
·
Risque
um quadrado com 45cm de lado.
·
Distribua
bolinhas dentro dele em quantidade equivalente ao número de jogadores
Jogando...
·
O
primeiro jogador atira uma bolinha a um "palmo" de distância de
qualquer lado do quadrado, com o objetivo de tirar
acertar as bolinhas colocando-as para fora.
·
O
jogador fica com a bolinha atingida desde que a bolinha que foi atiradatambém
saia do box.
·
Se
ficar no box a bolinha atiradora vira alvo do próximo jogador e se não for
atingida o primeiro jogador a recupera na próxima vez que jogar
·
Se
for atingida seu dono deve dar ao adversário todas as bolinhas que ganhou até
então e recebe de volta sua bolinha atiradora.
·
Vence
o jogador com maior número de bolinhas.
TRIANGULO
Idêntico ao jogo anterior basta trocar o quadrado pelo
triângulo!
b______ r ______i ______ n ______c
______a ______r
BATATA
QUENTE: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica
de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora,
de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”.
Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da
brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.
Outra opção de canção: (cantar rimando) Batata que
passa quente, batata que já passou, quem fcar com a batata, coitadinho se
queimou! Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai
da roda.
b______ r ______i ______ n ______c
______a ______r
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sou formada em pedagogia, Pós-Graduanda em Educação especial e Inclusiva, Licenciada em Educação Física. Sou apaixonada por educação, acredito que que podemos proporcionar aos educandos uma educação inovadora, prazerosa e significativa. Amo alfabetização e jogos pedagógicos, projetos educacionais e cultura atualmente coordenadora pedagógica com um grupo de 25 professores. Aqui compartilharei algumas ideias, estudos e sonhos.