Arquivo do blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

brincadeiras pisiomotricidade infantil





CONE-VÔLEI

# Cada crianças fica com um cone na mão
# Separe 2 times, um de cada lado da quadra
# Será usada uma bola de handball para jogar
# Os jogadores deverão usar o cone para passar a bola um para o outro
# Serão 3 toques como no vôlei normal
 # Poderá ser usada uma rede de vôlei ou um barbante 
Obs: No caso do barbante, 2 crianças segurarão o mesmo em cada ponta.
Variação do barbante: as crianças poderão andar com o barbante, sendo assim, a "rede" será móvel e os jogadores terão que acompanhar o movimento do barbante.

Regra: Não utilizar mãos, somente o cone
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiBLl7e0nIzXG7mNgGKO8wMCqPWqN2SH9BqhoPRMkXFazOwclx50o_jvjckSvqPfzQj-H8fbIJcBkKPIVMdWgHxdCvYh0WdWcY6ruVSECDjAl51gl91qSTAIeBuH00daToXkFik-Ejtjc/s320/BARRINHA.gif

 HANDBALL DE CONE

Idem ao anterior, também utilizando o cone para passar a bola um para o outro e para executar o gol.

Regra: Não utilizar mãos, somente o cone
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiBLl7e0nIzXG7mNgGKO8wMCqPWqN2SH9BqhoPRMkXFazOwclx50o_jvjckSvqPfzQj-H8fbIJcBkKPIVMdWgHxdCvYh0WdWcY6ruVSECDjAl51gl91qSTAIeBuH00daToXkFik-Ejtjc/s320/BARRINHA.gif

BAQUETE-CONE

Idem aos anteriore, só que aqui os alunos passarão a bola um para o outro igual ao Handball e tentarão finalizar a cesta jovando a bola que está no cone.

Regra: Não utilizar mãos, somente o cone
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiBLl7e0nIzXG7mNgGKO8wMCqPWqN2SH9BqhoPRMkXFazOwclx50o_jvjckSvqPfzQj-H8fbIJcBkKPIVMdWgHxdCvYh0WdWcY6ruVSECDjAl51gl91qSTAIeBuH00daToXkFik-Ejtjc/s320/BARRINHA.gif

BOLICHE-CONE

# Divida a quadra em 2
# Monte 2 times e coloque cada um em seu lado da quadra
# No lado oposto de onde estão os alunos deverá ter 8 cones dispostos em triângulo ou em fileira
# De um em um, cada aluno deverá rolar uma bola de tênis tentando derrubar os cones.

Variação 01: Colocar um barbante amarrado a 2 garrafas de refrigerante com água onde os alunos terão que, de 2 em 2 e de mãos dadas pular o mesmo antes de jogar as bolinhas nos cones, sem soltar as mãos.

Variação 02: Idem a variação 01, só que sozinho

Variação 03: Girar em torno de sí mesmo 3x antes de rolar a bola aos cones

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiBLl7e0nIzXG7mNgGKO8wMCqPWqN2SH9BqhoPRMkXFazOwclx50o_jvjckSvqPfzQj-H8fbIJcBkKPIVMdWgHxdCvYh0WdWcY6ruVSECDjAl51gl91qSTAIeBuH00daToXkFik-Ejtjc/s320/BARRINHA.gif

ACERTE O CONE

Os alunos ficarão em roda, cada um com um cone na mão
Um aluno ficará no meio da roda com uma bola e um cone na mão
O aluno que está no meio jogará a bola ao alto e gritarão por um nome de algum outro aluno, o aluno que foi gritado deverá rapidamente pegar a bola enquanto que os outros correm até a área delimitada pelo professor e quando ele pegar a bola, deverá gritar: PAROU e todos param onde estão e colocam seus cones no chão.

O aluno que pegou a bola escolherá qualquer aluno para tentar derrubar o cone, se conseguir, esta pessoa que teve seu cone derrubado irá para o meio e lançará a bola.

Variação 01: Enumerar os alunos e gritar um número
Variação 02: Dar nomes de frutas para cada aluno
Variação 03: Dar nomes de estados Brasileiros para cada aluno
Variação 04: Dar nomes de Países para os alunos
Você poderá usar a Criatividade aqui, um exemplo seria, dar números para cada aluno e, quem estiver com a bola poderá dar uma conta matemática e o resultado será o número de um dos alunos. Ex: 2+2=4.

Variação 05: Tentar derrubar a bola executando um passe de futebol
Variação 06: Ir até o cone escolhido e, o dono do cone tentará proteger seu cone sem tocar o mesmo. Usar futebol: fintas, dribles etc... para proteger e para derrubar

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BRINCADEIRAS ANTIGAS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM_hdCwksnvnv1Xoy5E556qZti2nzxpRPndN1L26aG_u9AM5Vlb_eyghYQWINWFR5oop4XaMIwLLJ7nxn-OID6W-WTvuTK_EmvMASdc6Kk2sglBwQWOBZpvUTTDXQtrEB0_QZ4NXMfu8Y/s200/peopless.gif
RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRad4SqNqlZK7M7Aif5wMiWV_9nKULsVyVxi0HWaCQsufaL8C6nMAPvQyOcHpvy3mrOJYMWGUEI5G2sAt04gVSTJnMqDFkE4RsTV8_WwEneym38itZZMnFRuAf9Rqitr386HRE7Fg42Mc/s200/PASSA+ANEL.png
PASSA ANEL: Em roda. Os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRwO74bA1lmkSE48iUw5S8tPKvNHwo8axbSBFcpRgxRGNQzcs930ybbmjIWDbDC1fDIVXXyqS_XRNo_M-irntG-5lNncNnRjXTjrFybKToxxe5eZizMs339lLP_onuO5v_6NhgWgPUkeM/s200/PI%25C3%2583O.jpg

PIÃO: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsnd_XIhC66kj-1nCPG7yfOVYR2M6Ov3zH1DjfKDs9SvF32J1Fn4nq_AzNsOhD6R-k6S1YrkiTS8A9FTuQhtYnjUVLPmxDgCmqQvqJWQEfg_6-uuK0SGuMCSt9l2Axdg1tKJO08Iv9clo/s200/PULA+CORDA.jpg

PULAR CORDA: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um homem bateu na minha porta, e eu abri. Senhoras e Senhores põe a mão no chão; senhoras e senhores pulem com um pé só; senhoras e senhores dêm uma rodadinha e vai pro olho da rua" (Durante a música, a pessoa que está pulando deve fazer o que a música pede). Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjntM908hpgJGq9p5V7p0zHg_AN-qXGEQrXNcyr79wWXcSEINxXk3m0hrITVS3NOQKfZRQrnIFARDxEU36vTXYFB60kkZEDVGEKupGTD_iPQDsTq3kjk17vjg9xRM2TauXDM4W27wYIsVA/s200/AMARELA.jpg

AMARELINHA: risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado.

1ª etapa - O primeiro jogador, joga a pedra naprimeira casa (1) e com um pé só pula esta pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois no céu ( 6 e 7) com os dois pés ao mesmo tempo. Vira e
volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2. Pula no nº 1 com um pé só, salta o 2 e assim por diante. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.  

2ª etapa - Chutinho - Joga-se a pedra perto,
antes da amarelinha. Começa a chutar sem tocar nos riscos, se errar é a vez de outra criança.

3ª etapa - Joga-se sem pedra com os olhos vendados, então diz: pisei? E as outras crianças respondem não. Se pisar e disserem sim é a vez de outra. 

4ª etapa - De costas, joga a pedra por trás de si, sem ver ainda onde parou. Onde a pedra cair exclui-se marcando um x com giz. Vira e começa a pular igual à primeira etapa, porém na casa excluída pode-se pisar com os dois pés.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8C11xbmZgwPFpEgPC-GlXcyOcjoRNziOLL3r5nva1AIGhjl_SIPmWIDWsBcxODqk-hHpSDu_e_xdtZ1O_53GGiq6RsG_C_W87Bn24JunGKUYqER1CPIGtCLrmOMvOp2API0ZgBkAqez0/s1600/ESCRAVOS+DE+JO.jpg
 ESCRAVOS DE JÓ: dois participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música. 
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5xLPznpkm8jmZLx48FnHmgSGZX-XMuPXX8k2DRgqDo2wZ4nv9Yq68SDJDoR8eSIAzphAJYNgaOMXy8ihrYzB4QyZZoBO-zcDgzilJ8QTIauRTEAZSzUUMxOkk73X6Qci6fy2ZMeaiCPk/s320/BOLA+DE+GUDE.jpg
BOLA DE GUDE: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.

BOX
Preparando o jogo...

·                     Risque um quadrado com 45cm de lado.
·                     Distribua bolinhas dentro dele em quantidade equivalente ao número de jogadores
Jogando...

·                     O primeiro jogador atira uma bolinha a um "palmo" de distância de qualquer lado do quadrado, com o objetivo de tirar acertar as bolinhas colocando-as para fora.
·                     O jogador fica com a bolinha atingida desde que a bolinha que foi atiradatambém saia do box.
·                     Se ficar no box a bolinha atiradora vira alvo do próximo jogador e se não for atingida o primeiro jogador a recupera na próxima vez que jogar
·                     Se for atingida seu dono deve dar ao adversário todas as bolinhas que ganhou até então e recebe de volta sua bolinha atiradora.
·                     Vence o jogador com maior número de bolinhas.




TRIANGULO
Idêntico ao jogo anterior basta trocar o quadrado pelo triângulo!
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9Ib6y8SFWiXtvyEMsUS2EYO-zukd_Ov2Z46EMPTO7IQIjq8PrP9Hsx5xGV_SPtcZnl_KdZV9IAfsLfNaVtEG1xnopG-8MsbTkAB6gE23Of1NP40KMT5tNIvGnMQavRj0_qFZAu-HIvY4/s320/BATATA+GUENTE.gif
BATATA QUENTE: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

Outra opção de canção: (cantar rimando) Batata que passa quente, batata que já passou, quem fcar com a batata, coitadinho se queimou! Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda. 
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou formada em pedagogia, Pós-Graduanda em Educação especial e Inclusiva, Licenciada em Educação Física. Sou apaixonada por educação, acredito que que podemos proporcionar aos educandos uma educação inovadora, prazerosa e significativa. Amo alfabetização e jogos pedagógicos, projetos educacionais e cultura atualmente coordenadora pedagógica com um grupo de 25 professores. Aqui compartilharei algumas ideias, estudos e sonhos.