Escola
Municipal_________________________________________________
Prof.
__________________________________________________________
Coordenadora
Pedagógica: Chirley Dias
Data:____/____/à ___/____/2016
Sequencia didática a
bonequinha preta
*Orientação:
verificar o
material da maleta para relacionar os conteúdos com o conto trabalhado.
Objetivo geral:
Possibilitar a
construção de valorização da cultura africana e a brasileira, buscando uma
verdadeira identidade cultural dentro e fora da comunidade escolar.
Objetivos específicos:
Estimular a formação
de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos
para a consciência étnico-racial;
Trabalhar a
autoestima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus pares;
Fomentar no educador,
a postura, a ética, a educação e a construção de uma autoestima positiva;
Conteúdos:
Gênero textual:
contos
Letra inicial e letra
final
Metodologias:
1.
Roda da leitura;
O primeiro contato
com o livro é o momento no qual as crianças tem a possibilidade de observar sua
capa, ler o título, falar tudo o que elas percebem e criar hipóteses para a
história, é uma etapa importante, pois será responsável por gerar expectativas
e atenção para aquilo que será contado.
Ao contar a história
é importante estimular as crianças a observarem as ilustrações e lançar
reflexões sobre cada página.
Durante a leitura é
essencial destacar os sentimentos nos quais os personagens estão envolvidos,
pois toda ação que realizamos tem como base nossos sentimentos. Desde a
infância, é importante que as crianças criem essa consciência: conseguindo
identificar que sentimento está estimulando determinada ação, é mais fácil
compreender se estamos agindo bem ou mal.
2.
Interpretando - Hora de conversar sobre o
livro. O que os alunos acharam da história?
Ao final
do conto procure saber dos alunos o que mais gostaram, o que não gostaram, se
mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, etc. É o início do
trabalho com algumas questões relacionadas a valores, amor, egoísmo, respeito
ao próximo,amizade,etc.
3.
Criando:
Escolher uma frase e
montar uma bandeira contra o racismo;
Produzir para o
cartaz bonequinhas preta ou recorte e colagem de pessoas brancas e negras para
formar o cartaz/mural;
Confeccionar uma
bonequinha preta para ficar com a turma durante o restante do ano letivo;
Comemorar o
aniversario da bonequinha preta dia 20 de novembro ( dia da consciência negra)
encher balões, brincadeiras e se possível um bolo mesmo que simbólico.
Sugestão:
http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=26
*Uma dica bem legal é
fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a
sala com balões. Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a
mesa... As crianças amam esta festa, lembre-se se fotografar e não esqueça de
colocar a bonequinha sentada a mesa também...
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes (Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)
4.
Explorando:
Organizar dia de brincadeira com a
bonequinha preta e outros brinquedos construídos e levados pelas crianças.
Oportunizar integração do grupo e momentos afetivos de descobertas.
Apresentar outras histórias com a mesma
temática, como: Pretinho meu boneco querido, Lindara, Minha cor, Bruna e a
galinha D’Angola;
5.
Encenar:
Ensaiar com as
crianças a peça da bonequinha preta;
Confeccionar roupas
dos personagens;
Confeccionar avental
de histórias;
Confeccionar teatro;
Confeccionar caixa de
histórias.
6.
Apresentação:
Apresentar peça
teatral para a escola (professor narra e alunos encenam)
Muito bacana essa sequência.Obrigada por compartilhar com a gente.
ResponderExcluir