Arquivo do blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sequencia didática a bonequinha preta



Escola Municipal_________________________________________________
Prof. __________________________________________________________
Coordenadora Pedagógica: Chirley Dias   Data:____/____/à ___/____/2016
Sequencia didática a bonequinha preta
*Orientação:
 verificar o material da maleta para relacionar os conteúdos com o conto trabalhado.
Objetivo geral:
Possibilitar a construção de valorização da cultura africana e a brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural dentro e fora da comunidade escolar.
Objetivos específicos:

Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos para a consciência étnico-racial;
Trabalhar a autoestima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus pares;
Fomentar no educador, a postura, a ética, a educação e a construção de uma autoestima positiva;
Conteúdos:
Gênero textual: contos
Letra inicial e letra final
Metodologias:
1.    Roda da leitura;
O primeiro contato com o livro é o momento no qual as crianças tem a possibilidade de observar sua capa, ler o título, falar tudo o que elas percebem e criar hipóteses para a história, é uma etapa importante, pois será responsável por gerar expectativas e atenção para aquilo que será contado.                                                      
Ao contar a história é importante estimular as crianças a observarem as ilustrações e lançar reflexões sobre cada página.
Durante a leitura é essencial destacar os sentimentos nos quais os personagens estão envolvidos, pois toda ação que realizamos tem como base nossos sentimentos. Desde a infância, é importante que as crianças criem essa consciência: conseguindo identificar que sentimento está estimulando determinada ação, é mais fácil compreender se estamos agindo bem ou mal.
2.    Interpretando - Hora de conversar sobre o livro. O que os alunos acharam da história?
Ao final do conto procure saber dos alunos o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, etc. É o início do trabalho com algumas questões relacionadas a valores, amor, egoísmo, respeito ao próximo,amizade,etc.
3.    Criando:
Escolher uma frase e montar uma bandeira contra o racismo;
Produzir para o cartaz bonequinhas preta ou recorte e colagem de pessoas brancas e negras para formar o cartaz/mural;
Confeccionar uma bonequinha preta para ficar com a turma durante o restante do ano letivo;
Comemorar o aniversario da bonequinha preta dia 20 de novembro ( dia da consciência negra) encher balões, brincadeiras e se possível um bolo mesmo que simbólico.
Sugestão:
http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=26
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a sala com balões. Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a mesa... As crianças amam esta festa, lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...
 
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes (Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)

4.    Explorando:
Organizar dia de brincadeira com a bonequinha preta e outros brinquedos construídos e levados pelas crianças. Oportunizar integração do grupo e momentos afetivos de descobertas.
Apresentar outras histórias com a mesma temática, como: Pretinho meu boneco querido, Lindara, Minha cor, Bruna e a galinha D’Angola;

5.    Encenar:
Ensaiar com as crianças a peça da bonequinha preta;
Confeccionar roupas dos personagens;
Confeccionar avental de histórias;
Confeccionar teatro;
Confeccionar caixa de histórias.
6.    Apresentação:
Apresentar peça teatral para a escola (professor narra e alunos encenam)










Um comentário:

Sou formada em pedagogia, Pós-Graduanda em Educação especial e Inclusiva, Licenciada em Educação Física. Sou apaixonada por educação, acredito que que podemos proporcionar aos educandos uma educação inovadora, prazerosa e significativa. Amo alfabetização e jogos pedagógicos, projetos educacionais e cultura atualmente coordenadora pedagógica com um grupo de 25 professores. Aqui compartilharei algumas ideias, estudos e sonhos.