Escola Municipal
Juscelino Kubsticheck
Villa Lobos
Castelo Branco
Princesa Isabel
Joana Angélica
Joviniano Ferreira do Amaral
Felinto Pires Maciel
Relatórios dos projetos
Central/BA
Maio 2016
Chirley Alves Dias
Coordenação Pedagógica
Relatórios
Relatórios
encaminhados à Secretaria Municipal de Educação em nome do Secretário de
Educação Adalberto Ferreira Martins Sobrinho como requisitam de avaliação da
prática pedagógica dos educadores da Escola Municipais nesse ano de 2016.
Central/BA
Maio 2016
Projeto Família na Escola
O projeto Família na Escola foi realizado em toda a rede
de educação do município de Central, na data de 28 de maio de 2016, como
cumprimento de dois dias letivos para os profissionais da Educação, com o objetivo
de desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar onde
possibilite o conhecimento da família de cada criança, seus valores, bem como o
tipo de família a que elas pertencem. Estabelecer a integração entre Família
x Escola e propiciar a confraternização entre as famílias que fazem parte
do ambiente escolar e todo corpo docente.
Nesse mesmo período realizamos nas escolas o projeto
Alimentação Saudável, com o objetivo de conhecer entre os fatores que influenciem no
crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à
alimentação um lugar de importância indiscutível. É importante a formação de
hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta por
isso, despertar na criança o
interesse por uma alimentação saudável e de alto valor nutritivo, bem como a Importância
dos alimentos para os seres vivos; Higiene dos alimentos Importância da horta; Diferenciar
horta e aprender meios de cultivá-la; Conhecer diferentes tipos de alimentos;
Compreender que os alimentos são necessários para o crescimento dos seres
humanos e que muitos animais e as plantas fornecem alimentos ao homem.
.As Escolas Juscelino Kubsticheck, Joviniano Ferreira do
Amaral, Princesa Isabel, Villa Lobos, Joana Angélica, realizou esse projeto
dentro do planejamento do projeto identidade e Cultura Local com o objetivo de
conhecer a cultura local para a partir daí valorizá-la. Trabalhamos a compreensão da
cultura, pois atuar em áreas remanescentes de quilombos exige um planejamento
voltado e conceituado nos antepassados e partimos da certificação para
introduzir na escola o conhecimento sobre tal cultura.
Os professores prepararam junto com seus alunos
apresentações que culminaria em uma mostra para comunidade sobre as
manifestações culturais estudadas.
O cronograma seguiu com apresentações sobre as temáticas
estudadas: Samba de Roda, roda de são Gonçalo, Capoeira, cantigas de roda( a
linda rosa juvenil), contos africanos(cancão de fogo), provérbios africanos,
versos populares, comidas típicas, brincadeiras;
A Escola nesse dia contou com grande participação dos
pais que também foi homenageado em cada um desses espaços pelos seus filhos.
Além dos pais representantes da Secretaria de Educação na pessoa da
Coordenadora Geral Verlaneyde de Sá Koch, que chegou a tempo de ouvir uma das
mais presada figuras da Educação do Município Dona Daria a narrar a formação do
povo da Vereda.
Enquanto na Escola Joviniano as apresentações foram
feitas sem ajuda de aparelhos tecnológicos, pois no momento das apresentações
houve queda de energia, porem não faltou entusiasmo da criançada e da equipe de
professores que não deixaram de realizar o que estava proposto. O cordelista
Valtieres fez uma linda representação de cordel sobre a estória do cancão de
fogo, conto muito conhecido pelos moradores locais, passado de geração pelos
antepassados.
E por fim terminada a maratona na Escola Villa Lobos, com
uma linda representação sobre as cantigas de roda e as brincadeiras.
Lembrando que a Escola Castelo Branco reuniu a família
para uma bela construção de uma casa de brinquedo representando o mundo da
fantasia. Todas as mães participaram e no final a euforia das crianças depois
de tudo pronto esperando eles só para a brincadeira.
Todas as escolas desenvolveram lindamente o projeto
Família na Escola, não restaram duvidas de que o compromisso de uma equipe que
trabalha engajada num mesmo propósito, realiza mais do que sonhos transfere e
produz conhecimentos para jamais serem esquecidos.
Que possamos levar para todos os nossos alunos o
despertar para a imaginação, a fantasia, fazendo os acreditar num mundo melhor
onde alem de sonhar possivelmente poderá ser realizado, transformando
competitividade em compartilhamento.
As Escolas Municipais Villa Lobos e Juscelino Kubsticheck
realizou dentro das expectativas o projeto, não pode se deixar de destacar os
pontos positivos, pode se até indicar que bem maiores do que os esperados
porem, se faz necessário falar dos pontos negativos, por exemplo a falta de
recursos materiais de algumas escolas não prejudicaram todo o projeto mas de
certa forma contribuiu para o não desenvolvimento de forma concreta e real. Os
profissionais da escola conseguiram realizar os projetos FAMILIA NA ESCOLA e
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL reunindo entre a equipe escolar e comprando com seu
dinheiro o material utilizado nas oficinas, outro ponto negativo para o
desenvolvimento do projeto e principalmente para a concretização da aprendizagem
foi o pequeno tempo para trabalhara temas tão relevantes para o cotidiano
escolar e social da criança.
Apresentação do conto cancão de fogo (Escola
Joviniano Ferreira do Amaral)
Apresentação educação infantil
cantigas e versos( Escola Joviniano Ferreira do Amaral)
Apresentação
Educação infantil dramatização de cantigas de roda( Escola Municipal Juscelino
Kubsticheck)
Apresentação
de música (projeto família na escola) Escola Juscelino Kubsticheck
Apresentação de
Samba de Roda Projeto Família na Escola ( Escola Juscelino Kubisticheck)
Projeto Alimentação Saudável (Escola
Villa Lobos)
Projeto Alimentação Saudável (Escola
Villa Lobos)
Projeto Família na Escola (Villa Lobos)
Projeto Família na Escola ( Villa
Lobos)
Projeto
Família na Escola ( Escola Castelo Branco)
Relatório do Projeto São João
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina
com o projeto que nossa escola já vem desenvolvendo: Identidade e cultura local,
o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e
participativas, em benefício e melhoria de vida da criança e de sua família em
compromisso com a educação de seus filhos, bem como viabilizar o conhecimento
da cultura.
Este projeto está dividido em etapas: atividades em sala relacionadas à data, gincana literária e festa junina. As duas primeiras etapas vão acontecendo ao mesmo tempo, enquanto que a ultima acontecerá como culminância.
os principais Objetivos trabalhados pelos professores foram o de : Conhecer as características das festas juninas; Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; Promover interesse e participação na gincana e na festa junina; Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
Promover uma festa junina;
Este projeto está dividido em etapas: atividades em sala relacionadas à data, gincana literária e festa junina. As duas primeiras etapas vão acontecendo ao mesmo tempo, enquanto que a ultima acontecerá como culminância.
os principais Objetivos trabalhados pelos professores foram o de : Conhecer as características das festas juninas; Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; Promover interesse e participação na gincana e na festa junina; Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
Promover uma festa junina;
Este projeto foi trabalhado com bastante responsabilidade
dos professores e até mesmo com muito entusiasmo. Nesse propomos o resgate da
cultura local já que demos inicio no projeto Família na Escola, apresentando
conceitos sobre a cultura, esse projeto serviu para indicar os conceitos e
habilidades adquiridas no processo ensino-aprendizagem. Já havíamos estudado
alguns pontos e aqui reforçamos alguns conceitos e estruturamos o trabalho
dentro da temática de identidade.
Em especial as escolas remanescentes de quilombos agarraram
a proposta com muita vontade de fazer a diferença e com o compromisso de quem
sabe que através da nossa cultura conhecemos não só os nossos antepassados, mas
podemos escrever um futuro diferente.
Os professores levaram as crianças a conhecer a história
da tradição de São João e a apreciarem a letra de musicas cantada popularmente
a apresentarem danças juninas, bem como recitais e receitas típicas.
Esse foi mais um projeto realizado com a cooperação da
equipe escolar, todos envolvidos e engajados num propósito, aprendizagem.
Os recursos utilizados nas atividades foram;
tesoura; papel: revistas; pincel; dvd; lápis; receita; calendário. Entrevista
com a merendeira. A avaliação foi feita através da observação contínua e
individual. Diante do exposto o nosso objetivo foi atingido. O que foi
trabalhado nesse período: conversa formal e informal sobre o porquê das festas
juninas, os santos padroeiros, a tradição da fogueira.
Reforço, porém, a questão do tempo como algo negativo
para o desenvolvimento de atividades relevantes para o desenvolvimento da
aprendizagem. Posso pontuar a elevação no nível de leitura e escrita tão bem
visíveis nas turmas e a melhoria desses aspectos nas crianças que vinham com
bastantes dificuldades.
Nesse projeto, iniciamos uma metodologia diferenciada, o
que é bem conhecida como correio elegante nas festas juninas, trouxe para as
Escolas como incentivo a leitura e escrita, porem somente a escola Juscelino
Kubsticheck adotou e daí então, começo aqui a observar o desenvolvimento da
aprendizagem. Pretende se levar essa metodologia até o final do ano letivo como
apoio as outras no intuito de concretizar as dificuldades nos níveis de leitura
e escrita dos alunos.
O que podemos perceber em todas as culminâncias de
projeto como ponto positivo é a presença da família e da comunidade, apreciando
o trabalho desenvolvido pelas crianças.
Apresentação Educação infantil, 1º e
2º anos do ciclo de alfabetização ( dança da peneira) Escola Juscelino
Kubsticheck
Apresentação
das turmas de 3º ao 5º anos Fundamental I(Quadrilha) Escola Juscelino
Kubsticheck
Apresentação musica
“Asa Branca” Escola Municipal Felinto
Pires Maciel
Dança da peneira
Escola Municipal Felinto Pires Maciel
Projeto desfile cívico Vereda
Durante os estudos feito pelos professores e conseguintemente
pelas aprendizagens produzidas nesses momentos pelos alunos, seria de total
importância que provocássemos nos educandos nesse período que eles já se
encontram tão motivados e para não perder o ritmo e a aceleração nas turmas que
vem demonstrando um certo interesse pela escola algo que somasse, foi então que
surgiu a idéia de mostrar para a criança o maior ato de cidadania e fizemos
isso levando os a pensar num lugar para todos, nossa pátria,
Durante o mês de Agosto estudamos a formação do povo de
Central e principalmente as primeiras pessoas a chegar a Vereda, a turma do 5º
ano já vem fazendo lindas produções em cordel,
a turma do 4º ano, desenvolve um belo trabalho em encenações, o 3º ano
se destaca na questão da produção de materiais. Visto que cada um tem seu dom e
propriamente levado pela motivação do professor começamos o trabalho.
Após discussão em grupo decidiu se o que cada turma
estudaria e apresentaria sobre a nossa historia. Como estávamos também em meio
ao projeto Educação Ambiental a educação infantil até o 2º ano do ciclo se
responsabilizaram em falar e discutir sobre a nossa vegetação.
Reciclamos, reutilizamos e criamos.
É importante frisar o entusiasmo dos professores em fazer
um evento com esse e principalmente das crianças em executar, não ficando
ninguém de fora. Temos um aluno especial e que não apontamos nenhum
desenvolvimento ou muito pouco e através dos projetos e preferencialmente por
esse pode se perceber um crescimento no desenvolvimento da criança.
Culminamos no dia 30 de setembro e comemoramos o
aniversario da Escola Juscelino Kubsticheck.
Reciclagem
de materiais e confecção das bandeiras do Brasil e Central
DESFILE CÍVICO
Projeto Educação Ambiental e Consciência Negra
O projeto Educação ambiental tinha como objetivo
incentivar os educandos a preservar o meio em que vivem, através de praticas
simples como: não jogar lixo no ambiente, plantio de mudas de plantas sejam
elas frutíferas ou nativas, produção através de meio orgânico de hortaliças,
preservação de espécies animais e vegetais. Lembrar que qualquer ação em favor
do meio ambiente é prática de Educação Ambiental.
O objetivo do projeto Consciência Negra é levar os alunos
a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada
povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e
organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da
humanidade, em especial do Brasil, também levar o aluno a se perceber parte
desse povo. Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a
valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que
dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja
efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã. No campo da educação,
promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a
diversidade deve-se partir de temáticas significativas, que propiciem condições
para que os alunos e as alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem
consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a
constituir a cultura e formar a nação brasileira; pois, o preconceito e o
racismo são uma das formas de violência. Diante disso, quais as situações que
temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para
viabilizar a conscientização das pessoas? São perguntas que o projeto prevê
responder através de um olhar interdisciplinar.
Os dois projetos
tiveram em si grande relevância para o cotidiano escolar e principalmente para
as praticas de cidadania das crianças, trazendo os a refletir sobre a
importância do respeito, valorização, ética e principalmente sobre a
responsabilidade que cada um tem em transformar o meio em que vivem com
praticas positivas de preservação e da não degradação do meio tão quão importante
a valorização dos costumes e o respeito à diversidade.
TRILHA ECOLOGICA ESCOLA JUSCELINO
KUBISTCHECK (PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL)
Projeto Consciência Negra (Escola
Juscelino Kubisticheck)
TRILHA ECOLOGICA ( PROJETO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA CASTELO BRANCO, VILLA LOBOS E JOANA ANGÉLICA)
PLANTIO DE SEMENTES (PROJETO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS CASTELO BRANCO, VILLA LOBOS E JOANA ANGÉLICA)
Projeto consciência Negra (
escola Villa Lobos e Joana Angélica)
Cartaz produzido pelos
alunos da Escola Municipal Villa Lobos
PAINEL
PAINEL CONSCIÊNCIA NEGRA E
EDUCAÇAO AMBIENTAL( VILLA LOBOS ) Produzido com tampas de garrafa pelos alunos
do 3º ano fundamental I
Apresentação do trabalho das
Comunidades Remanescentes de Quilombos Capoeira da Serra ( Escola Villa Lobos )
e Vereda ( Escola Juscelino Kubisticheck) em Barreiros de Itaguaçu
O projeto
de Leitura
O projeto de Leitura Tecendo Saberes parte do
princípio de que difundir o gosto pela leitura na escola é benéfico, não só
para o aluno mas também para a comunidade no qual ele está inserido, pois
propicia a convivência em um ambiente letrado.
Ensinar os alunos a ler os mais diferentes gêneros
textuais, adquirindo o gosto pela leitura, poder garantir o seu sucesso ao
longo de toda sua trajetória escolar, além de ampliar sua compreensão de mundo.
O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal
Juscelino Kubsticheck nas turmas de Educação Infantil e ciclo de alfabetização
de 1º ao 5º anos do ensino fundamental, durante o mês de abril a dezembro com o
objetivo de sedimentar o gosto pela leitura, sua capacidade de interpretação e
o fortalecimento da parceria entre aluno/ família e escola, voltando-se para o
ensino e a valorização da leitura.
Durante o desenvolvimento do projeto os alunos escolheram
os livros livremente, após a realização da leitura, como meio de partilhar, realizamos
um primeiro momento em que os alunos fizeram a exposição oral da leitura
realizada, momento no qual pude observar a interpretação e oralidade de cada
um, em seguida levaram para casa um caderno de registro onde fariam uma
produção de texto relacionada a leitura realizada, leitura essa realizada em família.
Para a concretização do projeto tive algumas
dificuldade em relação a espaço, tempo, pois na escola não temos uma
biblioteca,mas um espaço improvisado,e assim tivemos que nos acomodar nas salas
de aula para realizar os momentos de parada da leitura, leitura para deleite e
receber a visita do responsável para leitura com o aluno. Como resultado
positivo destaco principalmente a interpretação realizada pelos alunos, onde se
trabalha a expressão e oralidade do texto e o conhecimento de cada aluno com o
texto do outro, despertando assim o interesse por outro livro.
A cada semana a escola recebia por sala duas
visitas desses pais/responsáveis e depois da leitura faziam a interpretação
junto as crianças, a escola disponibilizou material e ao final da participação
o leitor responsável da semana levava pra casa um incentivo, tentando através desse
aproximar a família da escola e propiciar momentos únicos na vida das crianças.
O incentivo foi confeccionado por mim e o que componha o kit era trazido pelo
professor.
A fim de desenvolver habilidades leitoras e
escritoras, a tendência atual propõe que certas atividades sejam feitas
diariamente com os alunos de todos os anos, mesmo as que estejam em processo de
alfabetização, como é o caso da Educação Infantil e 1º ano do ciclo de
alfabetização. Entre elas, procuramos priorizar a leitura e escrita feita pelos próprios
estudantes e pelo professor para a turma (enquanto eles não compreendem o
sistema de escrita), as práticas de comunicação oral para aprender os gêneros
do discurso e as atividades de análise e reflexão sobre a língua, valorizando
sempre o texto literário.
Durante todo o projeto foi utilizados diferentes
recursos para viabilizar a aquisição da leitura e da escrita das crianças como
também estimular o gosto pela leitura e tornar a escola um local prazeroso,
cheio de encantamentos e caminhos encantados.
Dentre os recursos utilizados pode citar: a sacola
da leitura, a mala viajante, a saia da leitura, o jaleco da leitura, a caixa da
leitura, a caixa mágica, o correio encantado, avental de leitura, fantoches, caderno
de textos, o tapete mágico da leitura. E as metodologias utilizadas foram
leitura para deleite, parada da leitura, leitura dirigida, leitura volante,
ditados, jogos de leitura, tapete silábico, tapete alfabético, gincana literária,
dramatizações, encenações, musicais, textos fatiados, explode balão, jogos do
CEEU, caixa do TRILHAS; entre as obras lidas estão: as obras literárias da caixa do pacto, livros
de contos de fadas, livros impressos, parlendas, adivinhas, cantigas de roda,
cordel, textos diversos gêneros literários.
Gostaria de frisar a importância da dinâmica das Olimpíadas
de Língua Portuguesa para o desenvolvimento das crianças do 5º ano do Ciclo Complementar.
Apresentação
do projeto de leitura e escrita para a família
Momento de leitura
Aluno do 3º ano do ciclo de
alfabetização, fazendo leitura para deleite na turma de Educação Infantil
Leitura para Deleite
realizada pela professora
Sacola da leitura
Turma 3º ano ciclo de
alfabetização
Leitura feita pelo pai de
uma aluna na turma de Educação Infantil
Mãe do aluno fazendo leitura
no 2º ano ciclo de alfabetização
Mãe de aluno fazendo leitura
no 4º ano ciclo complementar
Gincana literária
Recursos utilizados no
projeto
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Sou formada em pedagogia, Pós-Graduanda em Educação especial e Inclusiva, Licenciada em Educação Física. Sou apaixonada por educação, acredito que que podemos proporcionar aos educandos uma educação inovadora, prazerosa e significativa. Amo alfabetização e jogos pedagógicos, projetos educacionais e cultura atualmente coordenadora pedagógica com um grupo de 25 professores. Aqui compartilharei algumas ideias, estudos e sonhos.